ToXXyn Sudoku
– Copyright © Aristides Mendes
É expressamente proibida a utilização
comercial deste programa sem autorização escrita do autor.
REGRAS:
O objectivo do jogo consiste em preencher
todas as células com os algarismos 1 a 9. Para colocar um valor,
selecciona o algarismo desejado e clica na célula onde o queres colocar.
Não pode haver algarismos repetidos nem nas
colunas, nem nas linhas, nem nos quadrados mais pequenos (3x3). Cada coluna,
cada linha e cada quadrado pequeno tem de conter todos os 9 algarismos.
Os puzzles podem ser gerados pelo programa ou
introduzidos manualmente. Caso escolhas introduzir um puzzle manualmente, após
a sua criação clica na opção "Bloquear" para que os números
não possam ser mexidos.
OPÇÕES DOS MENUS:
Ficheiro:
Novo: Limpa o tabuleiro para iniciar um novo
jogo. Esta opção é útil quando queres introduzir um puzzle manualmente.
Abrir: Abre um puzzle gravado previamente. Em
qualquer altura podes gravar o puzzle e continuá-lo mais tarde. Podes abrir um
ficheiro com esta opção ou então arrastando-o para cima do programa, caso este
esteja aberto, ou então arrastando-o para cima do ícone do programa.
Gravar: Grava o puzzle actual com o nome em
uso. Caso não tenha nome, será pedido um.
Gravar Como: Grava o puzzle actual
com pedido de nome para o ficheiro.
Imprimir: Imprime o puzzle actual ou várias páginas com puzzles.
Editar:
Limpar: Limpa o tabuleiro para iniciar um novo
jogo. Igual a Ficheiro/Novo.
Bloquear: Bloqueia os números do tabuleiro,
impedindo a sua alteração. Com um puzzle gerado pelo programa, isto é feito
automaticamente.
Refazer: Limpa o tabuleiro, deixando somente os
números originais (bloqueados).
' ' Activado: Se esta opção estiver activada, o cursor fica liberto após colocares um número numa célula. Se estiver desactivada, o número seleccionado mantém-se activo até outro ser escolhido
Com Ajuda: Se esta opção estiver
activada, um clique com o botão direito do rato mostra as opções válidas para a
célula em questão. O valor pode ser introduzido seleccionando umas das opções
válidas apresentadas.
Puzzle:
Gerar Novo: Gera um puzzle com o
grau de dificuldade definido em "configurar".
Configurar: Permite definir um
grau de dificuldade para os puzzles a serem gerados; de Muito Fácil a Difícil.
Resolver: O programa tenta encontrar uma solução
para o puzzle actual.
Verificar Solução: Verifica se a solução encontrada é válida.
Gerar em Excel: Cria um ficheiro de
formato Microsoft Excel com um determinado número de puzzles. Nesta opção,
selecciona o local e nome do ficheiro a ser gerado. Os puzzles serão gerados
com o nível de dificuldade definido em Configurar ou com níveis de dificuldade aleatórios. Se a opção “Gerar ficheiros .SKU” estiver activada, será gerado um ficheiro
para cada puzzle. O número será o nome dado ao ficheiro Excel, + o número do
puzzle. Estes ficheiros serão gerados no mesmo local do ficheiro Excel. Podes
abrir estes ficheiros com o programa.