tens boa dicção?

lê, de preferência em voz alta.

nível fácil
1 – xuxa! a sasha fez xixi no chão da sala.
2 – o rato roeu a roupa do rei de roma, a rainha com raiva resolveu remendar.
3 – três pratos de trigo para três tigres tristes.
4 – o original nunca se desoriginou e nem nunca se desoriginalizará.
5 – qual é o doce que é mais doce que o doce de batata doce? respondi que o doce que é mais doce que o doce de batata doce é o doce que é feito com o doce do doce de batata doce.

nível médio
1 – sabendo o que sei e sabendo o que sabes e o que não sabes e o que não sabemos, ambos saberemos se somos sábios, sabidos ou simplesmente saberemos se somos sabedores.
2 – o tempo perguntou ao tempo qual é o tempo que o tempo tem. o tempo respondeu ao tempo que não tem tempo para dizer ao tempo que o tempo do tempo é o tempo que o tempo tem.
3 – em baixo da pia tem um pinto que pia, quanto mais a pia pinga mais o pinto pia!
4 – a sábia não sabia que o sábio sabia que o sabiá sabia que o sábio não sabia que o sabiá não sabia que a sábia não sabia que o sabiá sabia assobiar.

nível difícil
1 – num ninho de mafagafos, cinco mafagafinhos há! quem for desmafagafizá-los, um bom desmafagafizador será.
2 – o desinquivincavacador das caravelarias desinquivincavacaria as cavidades que deveriam ser desinquivincavacadas.
3 – perlustrando patética petição produzida pela postulante, prevemos possibilidade para pervencê-la porquanto perecem pressupostos primários permissíveis para propugnar pelo presente pleito pois prejulgamos pugna pretárita perfeitíssima.
4 – não confunda ornitorrinco com otorrinolaringologista, ornitorrinco com ornitologista, ornitologista com otorrinolaringologista, porque ornitorrinco, é ornitorrinco, ornitologista, é ornitologista, e otorrinolaringologista é otorrinolaringologista.
5 – disseram que na minha rua tem paralelepípedo feito de paralelogramos. seis paralelogramos tem um paralelepípedo. mil paralelepípedos tem uma paralelepipedovia. uma paralelepipedovia tem mil paralelogramos. então uma paralelepipedovia é uma paralelogramolândia?

nível impossivel
eu tagarelaria
tu tagarelarias
ele tagarelaria
nós tagarelaríamos
vós tagarelaríeis
eles tagarelariam

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>